sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Somos poeiras das estrelas

Resultado de imagem para science music we are stardust

Para acabar a semana, deixo uma música ligada à ciência:

Cariátides

The Caryatids (Greece)


Embora da mesma altura e constituição, e igualmente vestidas e penteadas, as seis cariátides não são as mesmas: seus rostos, postura, drapeados e cabelos são esculpidos separadamente; os três à esquerda estão de pé direito, enquanto os três à direita estão de pé esquerdo. Seus penteados volumosos e intrincadamente organizados servem ao propósito crucial de fornecer apoio estático aos seus pescoços, que de outra forma seriam a parte mais fina e estruturalmente mais fraca. (Fonte: Wikipedia)

quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Novo chip para imagiologia por raios X

O novo MediPix3 tem como objetivo produzir imagens melhores do nosso corpo.
Verifique esta imagem por raios-X com cor:
Uma imagem 3D de um pulso com um relógio mostrando parte dos ossos dos dedos em tecido branco e macio em vermelho. (Imagem: MARS Bioimaging Ltd)
A solução da MARS combina a informação espectroscópica gerada pelo detector que tem o chip desenvolvido no CERN, o Medipix3, com poderosos algoritmos para gerar imagens 3D. As cores representam diferentes níveis de energia dos fotões de raios X, conforme registrado pelo detector, identificando diferentes componentes de partes do corpo, como gordura, água, cálcio e marcadores de doenças.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

A Física do Spiderman 3


Há um artigo na revista Popular Science relacionado com a Física do Homem Aranha 3, especialmente quando o Homem Aranha cai várias vezes sem quebrar um osso.

O cálculo é demonstrado na página da Popular Science e a força é ronda os 400000 Newtons !!!
E uma aceleração em torno de 6000 m/s2 (~ 600 x aceleração da gravidade), 2 vezes maior que a aceleração de alguns insetos.

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Pintar como o Pollock


Pintando como Pollock

BERNARDO PALACIOS, SANDRA ZETINA, ROBERTO ZENIT, Universidad Nacional Autonoma de Mexico, CHRIS MCGLINCHEY, Museum of Modern Art, New York — estes cientistas fizeram uma investigação onde reproduziram, de maneira controlada, a técnica de goteamento usada por Jackson Pollock para criar pinturas abstratas. Eles gotearam um fluido sobre uma superfície horizontal, variando a altura do substrato, a taxa de fluxo do líquido e a velocidade de deslocamento do bocal. Também descobriram que as propriedades não newtonianas das tintas são de grande importância para criar esses padrões. Como os jatos de fluido são rapidamente esticados, há um aumento súbito da viscosidade, desempenhando um papel importante na produção dos padrões característicos de Pollock.
(do resumo em uma apresentação científica feita pelo autor em 2014: http://meetings.aps.org/Meeting/DFD14/Session/H1.2)

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Visita Virtual ao CMS no CERN - 2016

No dia 24 de fevereiro de 2016, pelas 15 horas, 55 alunos e 5 professores da Escola Secundária Dr. Júlio Martins participaram, por videoconferência, numa visita virtual à experiência CMS instalada no LHC, no CERN. Nesta atividade, promovida pelo projeto Inspiring Science Education (ISE), participaram mais quatro escolas portuguesas: Escola Secundária Paços de Ferreira (Paços de Ferreira); Escola Secundária de Loulé (Faro), Agrupamento de Escolas Dra. Laura Ayres (Quarteira); Escola Secundária Adolfo Portela (Águeda).

Ao lado está um pequeno excerto da visita. Podem ver a visita completa na página da videoconferência (ver mais abaixo).
Agradecimentos: Guias da visita ao CMS: Pedro da Silva, André David e José Carlos da Silva. Apoio logístico e técnico no CERN: Angelos Alexopoulos, Noemi Beni e Zoltan Zsillasi. Apoio na escola: Colegas, Tecnicos e Diretor.

Links:

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Resultados do 2º Teste

Plutão: Desde as Montanhas até à Planície
Crédito: NASAJohns Hopkins U. APLSwRI

Já podem consultar os resultados do segundo teste e do teste teórico-prático.
Para aceder ir aqui.