quinta-feira, 13 de março de 2014

Visita Virtual ao CERN


Os alunos do Agrupamento de Escolas de Amarante fizeram uma visita virtual ao centro de comando do detetor ATLAS no CERN. Os cientistas Bruno Lange Ramos (Robótica) e Joana Machado Miguéns (Física) prestaram as honras da casa, explicando o funcionamento do LHC, dos detetores; falaram das descobertas, das atualizações e das aplicações das tecnologias desenvolvidas pelo CERN na sociedade; responderam às questões colocadas pelos alunos quer presencialmente, quer virtualmente.
Pelo feedback obtido no final da sessão, os alunos e docentes ficaram surpreendidos pela disponibilidade dos cientistas, de como era possível vencer a barreira da distância e como é agradável aprender ciência com quem a faz todos os dias.
Todos os presentes sentiram-se satisfeitos e agradeceram no final aos cientistas do CERN.

Entretanto, poderão vê-la (com baixa qualidade) a seguir:


)

Agradecemos à direção da escola, na pessoa da diretora Dina Sanches, pela disponibilidade e aceitação deste desafio, ao João Duro (e outros) pelo apoio técnico, ao Angelos Alexopoulos e ao  Svetlana Palagina por facilitar o evento, ao Bruno e Joana pela sua disponibilidade e incansável paciência para responder às questões colocadas, e a todos os professores da escola que tornaram isto possível.