quinta-feira, 19 de setembro de 2013

A História do Universo

Expansão do Universo. Crédito: Wikipedia
Universo é constituído de tudo o que existe fisicamente, a totalidade do espaço e tempo e todas as formas de matéria e energia. [1]
De acordo com o modelo científico vigente sobre o Universo, conhecido como Big Bang, o Universo surgiu de um único ponto ou singularidade onde toda a matéria e energia do universo observável estava concentrada numa fase densa e extremamente quente chamada Era de Planck. A partir da Era Planck, o Universo vem-se expandindo até a sua atual forma, chamada de inflação cósmica. Diversas medições experimentais independentes apoiam teoricamente tal expansão e a Teoria do Big Bang. Especialmente recorrento a telescópios muito potentes que permitiram observar o afastamento das galáxias. Após, essa verificação concluiram que o Universo teve origem num local comum a todas elas.
Atuais interpretações das observações astronómicas indicam que o Universo terá uma idade de 13,73 (± 0,12) mil milhões de anos [2], e seu diâmetro é de 93 mil milhões de anos-luz [3] ou 8,80 ×1026 metros [4]. É incerto se a dimensão do espaço é finita ou infinita.

[1] Universo in Wikipedia (19-09-2013)
[2] Chang, Kenneth. (2008-03-09). "Gauging Age of Universe Becomes More Precise". New York Times.
[3] 1 ano-luz corresponde à distância percorrida pela luz durante um ano (1016 metros)
[4] Lineweaver, Charles; Tamara M. Davis (2005). Misconceptions about the Big BangScientific American.